domingo, 20 de setembro de 2009

Reciclar para o bem comum

Viver em comunidade é muito complexo.O homem é individualista e vive em comunidade porque a comunidade trás benefício ao indivíduo. Mas, em contra partida, para que a comunidade viva bem é necessário que o individuo abra mão de benefícios individuais em favor do benefício comum.
De tal complexidade surgem os problemas do nosso Planeta. A maioria de sua população é "eugoista" (eu preciso, eu quero, eu vou conseguir, eu tenho, eu não me importo, eu não nem ai)...exigindo benefícios individuas e não se preocupando com o bem comum. Exige uma cidade limpa, mas não quer fazer o mínimo esforço para encaminhar seu lixo par ser reciclado, exige que as estrada estejam boas mas não quer usar o cinto de segurança e respeitar os sinais de trânsito, exige políticos honestos mas vende o voto, por exemplo.
Para compensar o problema do egoísmo, os indivíduos conscientes devem se esforçar cada vez mais para realizar ações que tragam o bem comum e educar os nossos jovens para que o futuro seja cada vez menos egoísta.
E é por isso que uma ação tão simples como separar o lixo e encaminhá-lo para a reciclagem se torna difícil e é preciso muito esforço e campanha para que ela seja realizada.
Agradeço a todos os cidadãos de Portalegre/RN que tem apoiado a luta para implantar uma coleta seletiva do lixo (total, pois a parcial já conseguimos implantar). Agradeço em especial aos alunos e educadores das escolas públicas de Portalegre; ao amigo Cirios e toda a equipe da FM de Portalegre/RN; Aucely; Luizinho; que foram os primeiros contatos e de onde veio os primeiros incentivos e apoio.
O benefício é comum e o apoio deve ser constante e de todos. Ou pelo menos, todos que apoiam devem se esforçar cada vez mais para compensar a falta de apoio dos sem consciência.
Há alguém ainda mais especial, que merece o agradecimento de todos, a jovem Rita de Cássia Pereira que enfrentou os preconceitos e cuida da logística da VSR( compra, seleciona e vende o material reciclável), ajudada por outro jovem digno de parabéns, Damílio (substituindo seu irmão, Idenildo). E ai está a base de um projeto tão grandioso: uma jovem HONESTA, DEDICADA E DE CONFIANÇA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Toninho muito obrigada pelas palavras de incentivo. não estamos fazendo mais que nosso dever.valeu!!!!Rita e Damilio.