Segurança pública, principalmente em cidades pequenas, ainda é um enorme desafio para a prática da democracia no Brasil.
É comum vermos “ladrão de Galinha” preso pagando sua pena conforme diz a lei, enquanto grandes criminosos de famílias influentes (ricas ou amigas de famílias ricas) desfilam livres aguardando julgamento em liberdade, julgamento que quase todas às vezes dão em nada.
A situação é sempre quase a mesma. A polícia nunca tem razão. Quando há um conflito entre dois jovens, por exemplo, a polícia fica numa situação desagradável. Se não prender um dos briguentos fica desmoralizada. Se prender um deles uma família grita “muito bem prenda esse bandido, esse safado...”, no entanto a outra grita “solta meu menino inocente”. “Filho o que você fez”?O “engraçadinho” responde: "nada mamãe”!
Aqui em Portalegre a realidade não difere. Ontem por volta das 23h, dois jovens entraram em conflito. O sargento e um soldado foram separar. Um dos rapazes de família influente. Uma multidão foi par cima dos policiais. Familiares do rapaz desacataram os policiais.
Você pode perguntar, que jovem, que família, onde e por que?
Seria correto informativamente constar estes dados, mas injusto. Pois o blog não tem condições de acompanhar, por enquanto, mais casos. E porque citar o nome de uns e de outros não?
Nesse primeiro momento, o objetivo do blog não é citar nomes, é chamar a atenção para a dificuldade de se exercer conforme a lei o policiamento em Portalegre.
A primeira dificuldade è a mistura de função, causando um grande problema. Polícia civil deveria desempenha um papel e polícia militar deveria desempenhar outro. Mas, aqui a polícia militar, por enquanto, acumula todas as duas funções.
Segunda dificuldade é o fato dos políticos ou pessoas ricas se envolverem em assuntos que não são de sua responsabilidade. A polícia toma as providencias previstas em lei, mas é obrigada a ceder a chantagens. “se não soltar meu afilhado, meu filho, meu eleitor... você sofrerá as conseqüências”. “Solte meu sobrinho seu imundo, seu bruto, você vai ver o que vai acontecer com você”.
Acompanhando de perto pela primeira vez uma diligência policial, o blog tirou a primeira conclusão. Os policiais de Portalegre trabalham sobre uma enorme pressão. Nesse contexto, estão fazendo um verdadeiro milagre.
O blog concluiu também que o assunto é polêmico e que para elencar todos os problemas sobe esse tema, sem cometer injustiça e de forma responsável o blog precisará de uma longa pesquisa e de mais observação.
Por isso caros leitores, após trabalhar o tema “Vida Rural em Portalere –RN” o blog se dedicará ao tema “Segurança Pública em Portalegre/RN”.
Por enquanto não é justo culpar os Policiais Militares de Portalegre por problemas de origem de todos os ramos da sociedade Portalegrenses. Repetindo: No contexto atual os militares de Portalegre estão “obrando milagres”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário