quinta-feira, 7 de julho de 2011

Portalegre em Obras

Quem passa pela Av. Hipólito Fialho, em frente a nova praça, Portalegre-Rn, pode observar que lá estão fixadas cinco placas amarelas. Fotografei o conteúdo na integra dessas placas,  mas infelizmente as fotos ficaram na memoria do meu notebook em Portalegre e ainda não foi possível recebê-las por e-mail.

Cada placa dessa é uma obra iniciada em Portalegre em convênio com o Governo Federal. Essas placas sim podem ser alardeadas como algo prático que se conseguiu para Portalegre.

Você vê a placa, lê o que está escrito e logo em seguida pode procurar a obra que você verá. Talvez seja até mais fácil vê a obra do que a placa, já que Portalegre está um verdadeiro canteiro de obras.

Estranho que os blogs da cidade não fizeram, ou se fizeram foram de forma discreta, referência a estas placas e a estas obras.

Alguma destas obras são frutos de promessas de eleições passadas, de outras gestões. Agora imagine se tivessem sido alardeadas as promessas dessas obras, no dia em que saiu a emenda, no dia em que a emenda foi empenhada e no dia que a obra foi liberada ... Agora imagine que  cada alarde seja em uma eleição diferente. Sim, é isso mesmo,  com uma só ação e suas várias etapas daria para ganhar várias eleições.

Esta estratégia foi usada em Portalegre quando se anunciou emendas como se elas já fossem o ponto final, como se só indicar uma emenda já seria o suficiente. O que importa para a população é a placa fixada as máquinas ligadas e a obra iniciada, e me corrijo,  o que importa mesmo (e o que deveria ser contabilizado) é a fita da inauguração cortada, quando finalmente o povo pode desfrutar da obra paga com seus impostos corretamente aplicadas pelos seus representantes.

Sendo assim, leio em alguns blogs portalegrenses, que o dinheiro de uma das muitas emendas anunciadas por Felipe Maia, caiu na conta da Prefeitura, a da festa junina de 2010. Muito bem, se essa informação estiver correta (não confirmei ainda com o secretário municipal de finanças)  e como é sabido a festa já aconteceu e o povo já desfrutou, podemos contabilizar UMA promessa cumprida por Felipe maia (se for mais de uma nessas condições por favor me corrijam) referente ao primeiro mandato ( se não for referente ao primeiro mandato me corrija).

Pois bem uma promessa cumprida diante de tanto alarde é muito pouco.

Estariamos mais satisfeito se não houvesse nenhuma promessa, nenhum alarde e uma obra ou evento concluído. Assim as campanhas poderiam ser feita mostrando serviço prestado, usando mais o verbo no passado recente, "realizei,  fiz, construí antes de receber seu voto.. "  e menos   no futuro do duvidoso "quando eleito farei isso, farei aquilo..."

Mas,  voltando a Felipe, sim, se o dinheiro veio,  um ponto para ele. Ei,  um ponto, não é um PONTÃO. E não esqueçam de contar os pontos que faltam, que já foram contabilizados como marcados. 

Alardear coisas antes do tempo é coisa de adolescente ansioso,  que desde os quinze anos só comemora aniversário de dezoito.

Mas, sim os partidários de Felipe e todos nós beneficiados por sua emenda,  devemos sim falar a verdade e dizer que o dinheiro veio, se ele veio. Ah, mas na rádio comunitária, não pode não, a não ser que todos os outros políticos possam fazer propaganda dos feitos na mesma rádio, se não a rádio estaria cometendo uma ilegalidade. E não pode não! José Augusto é "homem da legalidade" como ele mesmo anunciou. Na mesma rádio, fazendo propaganda política, prestando conta de seus serviços na Câmara e falando dos feitos de seu partido.

E por falar em obras: Com recursos próprios (sem convênio) a Prefeitura continua reformando as estradas rurais. Meus contatos me disseram que a população está muito contente.
 
Isso me lembra mais uma vez o que ouvi do Prefeito Euclides Pereira, "Enquanto eles falam eu faço!"

Nenhum comentário: