quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ainda falando da viagem

Estou escrevendo "aos picadinhos" sobre os acontecimentos de minha última viagem a Portalegre e tenho diminuído as postagens devido à falta de tempo, estou com muito trabalho acumulado. Espero em breve poder aumentar o ritmo das postagens.
Estive nesta última viagem a Portalegre, acompanhando o Vereador e meu amigo Neto da EMATER, até sua plantação de maracujá, lá para os lados da Baixa Grande. Enquanto agente colocava o papo em dia, ele fazia sua visita costumeira para verificar o andamento da plantação.
Gostei muito do que vi, primeiro porque aprendi várias coisas sobre a cultura do maracujá, que alias me pareceu bastante trabalhosa. Mais gostei mais do fato de saber que tem gente se preocupando com a produção no campo.
Neto disse que sua plantação tem o objetivo de incentivar os moradores locais a plantarem e produzir. Escolheu um local pouco apropriado justamente para que quando a plantação der resultado não haja desculpa para não plantar. Se der resultado naquele terreno, dará em muitos outros terrenos em Portalegre, desde que haja o cuidado correto com a plantação.
Portalegre é totalmente dependente do FPM. Mas, tenho certeza de que com empreendorismo; com investimento na produção e geração de renda na zona rural; com bons projetos que atraiam investimentos e empresas para a cidade; mais o crescimento do turismo; mais uma administração que saiba aproveitar o que de bom já temos no município, para a partir do que já temos crescer mais e mais, não em tamanho mais em qualidade; tal dependência diminuirá anos após anos.
Gerar emprego, incentivar a produção rural, criar, aproveitar oportunidades, trabalhar muito, utilizar bem os recursos de maneira correta, investir muito e gastar pouco, é o que a população deve exigir da administração pública, para que Portalegre fique independente de recursos federais. Num caso como este não importa quanto tempo demore a se conseguir o objetivo, o que importa é conseguir. A Portalegre do futuro, nossos filhos e netos ou bisnetos, agradecerão.
E vejam, deixei um amigo em Portalegre desempregado, hoje fiquei sabendo que ele está trabalhando. Justamente na plantação de maracujá de Neto da EMATER.

Nenhum comentário: