quarta-feira, 28 de abril de 2010

Projeto de Reciclagem de Portalegre Avança

A Coleta Seletiva do Lixo foi implantada em Portalegre em 08 de maio de 2008, por uma iniciativa privada, do portalegrense Antonio Pereira Sobrinho, através da criação do Posto de Coleta Seletiva VSR, marcando o início do Projeto de Reciclagem de Portalegre de autoria do mesmo portalegrense. Fazer a coleta seletiva funcionar com toda sua capacidade é o primeiro dos três objetivos deste Projeto.
Desde o início, Antonio Pereira Sobrinho, vem buscando conscientizar toda a comunidade da importância e necessidade de que a coleta seletiva do lixo em Portalegre funcione com toda sua capacidade. Para isso contou com o apoio das escolas que abriram suas portas para suas palestras; da Prefeitura - através, principalmente, das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, de Obras e Urbanismo e de Assistência Social - que assinou uma parceria como facilitadora da iniciativa; e da rádio de Portalegre que divulgou o projeto e abriu os microfones, para Antonio Sobrinho divulgar seu Projeto.
Dois anos após a implantação da Coleta Seletiva do lixo em Portalegre, o Posto de Coleta Seletiva VSR Recicláveis encaminha, todo mês, para reciclar, em média, três por cento do lixo produzido na cidade de Portalegre, que produz em média sessenta toneladas de lixo por mês.
No mês do aniversário de dois anos, o Posto de Coleta Seletiva VSR Recicláveis receberá como presente um reforço para implementar a Coleta Seletiva do Lixo em Portalegre/RN.
Eis o presente:

AS DUAS SEMANAS QUE ANTECEDE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE SERÃO : AS SEMANAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA COLETA SELETIVA DO LIXO EM PORTALEGRE, QUE TEM COMO SLOGAN, “

"SIM, EU PARTICIPO!!!”

ORGANIZAÇÃO:

PREFEITURA DE PORTALEGRE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE OBRAS E URBANISMO E DA SECRETARIA DE TURISMO E MEIO AMBIENTE

ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA (com convite para participação para as demais escolas - escola Margarida de Freitas já confirmada).

VSR RECICLÁVEIS

Durante as duas semanas citadas acima, serão realizadas as seguintes ações:

  • A partir de 15 de maio os alunos cadastrarão as residências e os comércios que quiserem participar da coleta seletiva do lixo e explicarão como será essa participação. As residências e os comércios que aceitarem participar receberão um adesivo de identificação para que o motoqueiro (que terá uma carroça acoplada a moto) do VSR possa identificar com mais facilidade o local da coleta.
  • Antonio Pereira Sobrinho estará na cidade acompanhado, divulgando, ajudando e tirando dúvidas.
  • Será feita uma rota com os dias e horários que o motoqueiro passará para coletar os recicláveis.
  • Serão realizadas palestras e uma forte divulgação através da rádio, blogs e carro de som.
  • Dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado um evento onde será divulgada a rota da coleta. O motoqueiro da "VSR" iniciará a rota a partir do dia sete de junho. Dia 5 de junho será o dia em que comemoraremos a implementação da Coleta Seletiva do Lixo em Portalegre através do reforço financeiro da Prefeitura e do reforço do trabalho voluntário das escolas à iniciativa privada do posto de Coleta Seletiva “VSR".

É importante lembrar que o Posto de Coleta Seletiva "VSR”, continuará comprando os materiais que forem selecionados de acordo com critérios do posto e encaminhados até o posto. Para que o material reciclável tenha algum valor de comercio é necessário que ele esteja selecionado por categorias, por exemplo, plásticos separados de papelão. Os tipos de plásticos devem ser selecionados também, por exemplo, o pet branco do pet verde.

A nova fase da coleta será para coletar os materiais recicláveis misturados. Para facilitar a participação da população o material reciclável que o motoqueiro irá coletar não precisará estar classificado. No lixo para o caminhão levar será colocado resto de comida, madeira, folhas, terra, tecidos, papel higiênico, fraldas, e preservativos. O restante dos materiais deverão ser colocados misturados dentro de uma sacola para o motoqueiro levar.

A coleta e seleção deste lixo reciclável depositado nas sacolas ou caixas, para que ele possa ser encaminhado à reciclagem, será realizado pelo posto VSR. Para ajudar no custo desta coleta e seleção a Prefeitura entrará com reforço financeiro.

Nenhum comentário: