sexta-feira, 9 de abril de 2010

Coleta Seletiva do Lixo em Portalegre

Viajo hoje a Mossoró; de lá para Natal; Domingo a noite para São Paulo, chegando lá Segunda -Feira de manhã. Deixo a questão da coleta seletiva do lixo em Portalegre no seguinte andamento:
  • O Posto de Coleta Seletiva de Lixo "VSR Recicláveis", em funcionamento. Pronto para receber as doações de recicláveis misturados ou para comprar aqueles que forem separados, por critérios estabelecidos pelo Posto. O funcionamento do Posto é de segundo a sexta das 9h as 12h e das 13h30 as 16h. Caso os responsáveis pelo posto não possam estar nestes horários, ficará uma placa comunicando a ausência e o telefone para contado. Mesmo não havendo alguém no Posto, os materiais podem ser deixados em um local preparado para isso. Se for um caso de venda, deixar o material e o número do telefone que depois o posto entra em contato para prestar contas. Endereço do Posto abaixo da foto ao lado.
  • Os alunos da Escola Filomena estão coletando o material em suas próprias casas e outras casas interessadas, separando e vendendo esse material para o Posto. Além do bem que estão fazendo ao meio ambiente e o desenvolvimento na prática de uma consciência participativa ambiental, os alunos geram uma pequena renda para a compra de livros. Os alunos estão fazendo também um trabalho de reaproveitamento de embalagens, como os sacos que servem para colocar mudas de plantas. A direção das Escolas Municiapis e Estaduais, instaladas no Município de Portalegre, com destaque para Escola Filomena, estão de parabéns no que diz respeito a concientização ambiental de seus alunos. Que esse trabalho cresça sempre mais, o futuro de Portalegre e do Mundo depende disso.
  • A Prefeitura de Portalegre já garantiu, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, um apoio financeiro para ampliar a coleta seletiva realizada pelo Posto VSR. Está sendo avaliada uma forma legal de se fazer. A ideia é aproveitar a iniciativa privada, aliada com a iniciativa das escolas, e concientização da população alcançada por essas iniciativas para fazer a coleta seletiva com um gasto mínimo para os cofres públicos. Uma saída mais que viável tendo em vista a falta de recursos que passa a Prefeitura. Repito que se esta buscando uma forma legal de se fazer isso.
  • Por fim, fica o agradecimento a todos aqueles que de uma forma ou de outra incentivam o Projeto de Reciclagem de Portalegre. E este blog onde qualquer um pode fazer críticas, ou sugestãos, ou fazer questionamentos. Através da opção de comentário livre. Estarei sempre a disposição de Portalegre. De uma forma ou de outra. Pois, sou um fanático por Portalegre.Como todo fan alucinado eu não explico os motivos do meu fanatismo, apenas sinto e expresso das formas mais loucas e apaixonadas.

Nenhum comentário: