sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Câmara dos Vereadores de Portalegre

A sessão de hoje, Quinta - Feira, 12 de Dezembro de 2011, foi uma da mais proveitosas:

Foi aprovado o projeto de lei que autoriza o executivo a transformar a ambulância ano 2002 em um carro de carroceria para uso geral. A ambulância, depois de sofrer um acidente ficou sem condições de atender a área de saúde, transportando paciêntes. A autorização para transformar a ambulância em uma "saveiro", seguiu a política dos três Rs (Reciclar, Reduzir consumo e Reaproveitar). Claro, não encostar a ambulância em um canto até virar sucata, e, ao invés disso, transformá-la em um utilitário para outras áreas é muito mais vantajoso.

Foi aprovado o protocolo de intenção para o consórcio de saneamento básico do alto oeste. Em resumo, será feito um aterro sanitário intermunicipal (um único aterro para servir a vários municípios), o município pagará por tonelada de lixo enviado para o aterro. Muito bom. Vale lembrar que quanto mais reciclar, menos lixo será enviado para o aterro, mais dinheiro o município economiza para investir em benfeitorias. Não enterrar material reciclável evita também a exploração da natureza na busca de mais matéria prima.

Foi marcada uma audiência pública, para o próximo dia 5, às 14h, na Escola Estadual Margarida de Freitas. O objetivo dessa audiência é a elaboração de uma emenda de iniciativa popular para o orçamento da união, para a área da saúde. Essa modalidade é uma novidade. Na prática, nosso município, se entregar dentro dos regulamentos, até o dia dez desse mês, pode ser contemplado com um projeto de 300 mil reais para a nossa saúde. E o melhor, quem vai escolher qual projeto a ser executado é a população, através dessa audiência pública. Participação popular direta na administração, música para os ouvidos dos cidadãos conscientes.

Foi solicitado o envio de um ofício ao Prefeito cobrando os concertos na iluminação pública da Zona Rural. A população está cobrando dos vereadores e estes, por sua vez, cobrando do Executivo, Esse é o caminho correto. A função do vereador não é realizar favores pessoais e sim representar o povo, fiscalizando e cobrando do Executivo ações que beneficie a população.

Nenhum comentário: