quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fazendo Justiça...

 Na postagem de título "250 portalegrenses foram homenageados" fiz um relato de como surgiu a idéia da homenagem. Porém,  um equívoco precisa ser corrigido. Tomei conhecimento do equívoco através do comentário, feito neste blog, reproduzido abaixo:

Thiago Dias disse...

Caro Antonio, não que eu faça muita questão disso, mas eu percebo que você se esforça para relatar as histórias tais como eles ocorrem, então acrescente no seu texto que quem fez a propositura, redigiu o texto incluindo orientações metodológicas para escolha dos nomes, embora não tenha sido seguido por essa comissão,senão as homenagens a certas famílias exageradamente não haveria ocorrido e passou para a Jornalista Bernadete e, somente depois passou para Neto, foi o Historiador Thiago Dias. Abraços

Assim sendo, fica o meu muito obrigado ao Historiador,  pelas valiosas informações e segue texto devidamente corregido, segundo as recomendações de Thiago Dias:

250 portalegrenses foram homenageados


Na tarde de ontem, 05/12/2011, no Hotel Portal da Serra, em Portalegre-Rn, Dentro das comemorações dos 250 anos de fundação política do Município, foram entregues, solenemente, 250 comendas aos portalegrenses que se destacaram ou ainda se destacam dentro dos diversos seguimentos da sociedade. Foram homenageadas (os) parteiras, agricultores, políticos, ferreiros, médicos, professores e etc. Uma placa com os nomes dos homenageados será fixada em praça pública.


A idéia surgiu, segundo o Historiador Thiago, quando ele, Thiago,  fez  a propositura, redigiu o texto incluindo orientações metodológicas para escolha dos nomes, embora não tenha sido seguido por essa comissão, senão as homenagens a certas famílias exageradamente não haveria ocorrido e passou para a Jornalista Bernadete e, somente depois passou para Neto.

Entretanto a versão anterior, que chegou a este blog, dizia apenas que a idéia sugiu quando o vereador Neto “da EMATER” conversou com a Jornalista Bernadete Cavalcante, dizendo que tinha a intenção de fazer uma proposição à Câmara para que o Legislativo homenageasse os políticos que mais se destacaram na história de Portalegre, com uma comenda e uma placa comemorativa, seria um evento do legislativo em comemoração aos 250 anos de Portalegre. Na conversa a jornalista Bernadete Cavalcante propôs ao vereador que ele ampliasse a homenagem, homenageando 250 pessoas de todos os seguimentos. Uma comissão faria uma pesquisa, montaria a lista e em uma solenidade seriam entregues as comendas. Uma placa com todos os nomes seria fixada em praça pública.


O vereador Neto “da EMATER” apresentou a proposição à Câmara. A proposição foi aprovada. O executivo entrou em contato com o legislativo e um acordo foi feito para que o evento fosse feito em parceria com o Executivo, dentro das comemorações que já estavam sendo preparadas por uma equipe do Executivo. E assim foi feito. Uma comissão foi criada. A frente dessa comissão ficou o Professor Afrânio.

Apesar do curto prazo de tempo, tivemos, na opinião deste blog, o melhor momento das comemorações. Vocês poderão conferir nas fotos a quantidade de pessoas presente. Ali não havia pobre nem rico, político desse ou daquele partido, branco ou negro, pequeno ou grande... Ali havia portalegrenses que, acima de tudo, lutaram ou ainda lutam pelo bem do nosso município.

Sim, algumas pessoas podem dizer: “faltou fulano”, “fulano não merecia” e etc. Mas esqueça isso, o importante é que ouve representatividade de todas as classes. Mesmo eu não sendo homenageado, mas vendo conterrâneas meus, pessoas simples, que geralmente são esquecidas nesse tipo de homenagem ser homenageados, me senti homenageado também. Ficou claro, na prática do evento que todo mundo tem sua função, toda função é importante, e que só poderemos ser um município de destaque quando dentro de cada função tivermos muitos destaques.


Sem os idealizadores, os organizadores não mereceriam os parabéns e visse e versa. E sem a colaboração dos homenageados não haveria evento. Portanto, parabéns a nós Portalegrenses, por essa demonstração de capacidade, de competência, de união, de humildade e de senso de justiça.

Viva Portalegre!

Nenhum comentário: