sábado, 30 de outubro de 2010

A polêmica dos nomes dos Pórticos de Portalegre

Quando foi anunciado a escolha do nome do primeiro pórtico de Portalegre, já em construção, a polêmica foi grande.
A principal reclamação foi que não se teria feito uma consulta popular sobre o tema, desrespeitando nossa cultura local.
Diante disso o blog, do amigo Círios, "Na Serra de Portalegre, fez uma enquente com sugestões sobre o tema para escolha do nome do novo pórtico.
Para ficar mais claro, copio abaixo, na integra, Postagem do referido blog.
"Em matéria publicada no jornal Gazeta do Oeste desta quinta-feira, a prefeitura de Portalegre anuncia que logo após a conclusão do pórtico que está sendo construído ao final da avenida Dr. Antonio Martins começará a construção do pórtico na outra entrada da cidade e que, para a construção deste, o tema será o escolhido pelos leitores do blog na Serra de Portalegre opinaram na enquete vinculada no Blog no período entre 16 e 27 de novembro do ano passado.
Entre temas propostos: Cajunicultura, Casa de farinha, Engenho de cana-de-açúcar, Festas juninas, Nossa Senhora da Conceição e Presença negra em Portalegre, 121 dos 181 leitores que opinaram, escolheram que a temática a ser evidenciada seria a da nossa padroeira."
Seria para rir se não fosse triste. Por que digo isso?
Levar em conta a enquete do blog como o início, como a primeira e louvável iniciativa de escolher do nome do segundo pórtico, não cometendo o erro da escolha do primeiro, que segundo a polêmica da época foi imposto a todos por poucos, seria um grande acerto da Prefeitura.
Mas o que se anunciou foi a repetição disfarçada do primeiro erro.
Vejamos:Nós blogueiros de Portalegre, sabemos que por enquanto nossos blogs tem um alcance relativamente pequeno na comunidade local. Eles alcançam mais aqueles que estão ausentes do Município. Claro que o número de pessoas que tem acesso a Internet está aumentando e que o prestígio e a necessidade dos blogs na informação local está cada vez maior, mas ainda não chega nem perto de atingir a maioria da população.Na época da enquete, na qual eu inclusive votei, o blog dava opção de uma pessoa votar mais de uma vez.
Portanto a enquete não reflete nem de perto o desejo da maioria.
A enquete merece todo respeito, e deve ser levada em conta como modelo e início de um longo TRABALHO a ser feito agora nas comunidades.
O modelo da enquete deve ser impresso com as alterações necessárias e levado de casa em casa para que as pessoas interessdas dêem um único voto na opção desejada, colocando na frente do voto o nome e o número de um documento de identidade, como uma espécie de abaixo assinado.
E grande justiça será feita se no cabeçalho da enquete estiver escrito que a idéia da enquete nasceu no Blog "na Serra de Portalegre, do blogueiro Círios.
Dessa forma, justiça será feita. O blog ganha seus créditos e a Prefeitura terá em sua mão a prova de que fez realmente a vontade do povo, que abaixo assinou.
Alguém pode dizer, para que todo esse trabalho? Nas eleições os candidatos vão de casa em casa, pagam equipes para refazer o percurso, entre outras peripécias, e não reclamam porque sabem que só assim podem ganhar. Pois bem, só com muito trabalho as coisas saem bem feitas.
Estou errado?
Se eu estiver não fiquem bravos, nem ofendidos. Provem que eu estou errado, me mostrem como corrigir o erro que eu corrijo.

Nenhum comentário: