sábado, 21 de maio de 2011

Câmara dos Vereadores

Este blog tem acompanhado as sessões da Câmara e postado em formato de ata os acontecimentos, justamente para conscientizar a população da importância dessa instituição para a vida prática do cidadão. Em formato de ata para que a própria população tire suas conclusões sobre o trabalho individual de cada vereador.

Como temos visto, leis municipais justas depende da Câmara. A fiscalização do trabalho do Executivo (Prefeitura) também é papel da Câmara. Quando a Câmara de um determinado município elabora leis justas, exerce a fiscalização no trabalho do executivo, convoca o povo para discutir as prioridades (as cobra do Prefeito), trabalha visando realmente as necessidades da maioria do município (não fazendo conchavos políticos) o resultado é visto rapidamente "a olho nu": melhoria da qualidade de vida de todo a população.

Outros blogueiros que aparentemente, antes deste blog iniciar o trabalho voluntário de divulgação dos trabalhos da Câmara de Portalegre, nem sabiam onde ficava o prédio (visto que não apareciam por lá), agora apareçem em uma ou outra sessão, com ar superior, cobrando que a Câmara lhes mande informações, tentando vender espaço no (jornal criado por eles) e divulgando as informações da câmara sobre a ótica de apenas um vereador. Fazendo claramente um ato de politicagem. Isso sim é piada, e, diga-se de passagem, que de mau gosto e sem graça.

Eis o que ocorreu na última sessão da Câmara dos Vereadores de Portalegre- Rn, Quinta, 19:

Todos os vereadores compareceram à sessão. Na platéia, apenas este blogueiro.

O vereador Manoel de Freitas (Neto da Emater) disse que a comissão responsável por reformular a Lei Orgânica do Município (Constituição Municipal) reuniu-se novamente, que os trabalhos, segundo a própria comissão precisam andar mais rápido. Na próxima sessão a comissão trará para discussão em plenário um calendário para as audiências públicas que se fizerem necessárias. Disse ainda que a comissão se esforça para que até o final deste ano a nova lei possa entrar em vigor. A comissão é formada pelos vereadores  Manoel de Freitas,  Edson de Paiva e Maria Auxiliadora (conhecidos com "Neto da Emater", Edson do Sindicado e Dorinha)

O vereador José Augusto disse ter recebido reclamação da parte de comerciantes que participaram do processo licitatório dos pontos turísticos Bica, Mirante e Bar da Praça. O vereador afirmou que segundo estas reclamações e segundo suas próprias averiguações houve irregularidades no Processo. Pediu que o presidente da Câmara enviasse ofício à comissão de licitação pedindo esclarecimentos. E sugeriu que as reuniões das licitações sejam fotografadas para que  o executivo possa se resguardar contra as possíveis reclamações.

O presidente da Câmara, Ecimar Carlos, disse que o ofício será enviado.

O vereador Adalberto Rego disse que tem conhecimento de que em alguns municípios as licitações são filmadas fotografadas, sendo essas filmagem e fotografias anexadas ao processo licitatório.
O vereador Adalberto Rego disse que continua negociando com o Deputado Federal, agora secretário
estadual de Agricultura, Betinho Rosado, a liberação de verbas para manutenção das estradas rurais de Portalegre. Disse também que as negociações para construção da quadra municipal, localizada no prédio da Secretaria de Educação (antiga escola Ana Nunes do Rego) estão avançando, que detalhes do convênio pode ser adquirido com o secretario municipal Luiz Carlos.

Nenhum comentário: