Este mês o VSR Recicláveis comemora seus três anos de existência. E como forma de comemoração, o seu líder trás, nessa edição, um resumo da história do movimento.
O que é o VSR recicláveis?
É um movimento iniciado por mim, Antonio Sobrinho, na intenção de mobilizar a comunidade portalegrense para implantar o "Projeto de Reciclagem" no Município. O projeto de reciclagem criado pelos idealizadores do VSR visa três grandes objetivos, implantar a coleta seletiva do lixo em Portalegre (inicialmente na Zona Urbana); criar ou atrair para Portalegre pequenas empresas que reciclem os materiais coletados; conscientizar os comerciantes de dar preferência a comercialização de produtos que suas embalagem sejam fáceis de reciclar no Município.
O que significa a sigla VSR?
Sãos as letras iniciais das pessoas que me ajudaram a pensar no projeto. Sigla que pode formar o slogan "Vocês e Sobrinho Reciclando"
Quando e como começou?
Em maio 2008, quando foi criado o Posto de Coleta de Recicláveis VSR, de minha propriedade, e, simultaneamente, comecei um ciclo de palestras nas escolas públicas explicando o projeto. Os portalegrenses foram orientados a levarem para o Posto os materiais, devidamente separados por categoria, onde seriam comprados, como forma de incentivo.
Como evoluiu?
Durante os dois primeiros anos o trabalho de coleta foi feito com meus próprios recursos, através do posto de coleta VSR recicláveis, que comprava os materiais selecionados e recebia doação de materiais misturados. Foi feita uma parceria com as escolas, com os meios de comunicação locais e com a Prefeitura, no sentido de divulgação e conscientização da população.
Em maio do ano passado a Prefeitura resolveu colaborar financeiramente com o Projeto, abriu licitação para contratar os serviços de coleta de resíduos sólidos rua por rua, utilizando uma moto e uma carroça. Foi criada uma personalidade jurídica para o posto de coletas seletiva do movimento VSR. A razão social Antonio Pereira Sobrinho, CNPJ 11.992.597/0001-95, com o nome fanatiza VSR Recicláveis. A empresa apresentou no processo licitatório uma proposta cobrando um valor simbólico de 1.050,00 reais, mensais, para ajudar nos custos da coleta. Esse valor será mantido até dezembro de 2011.
Atualmente, o posto compra alumínio, cobre, fio com capa, cadeiras e mesas plásticas e litros de pitu. Os outros materiais recicláveis são coletados, gratuitamente, às Segundas, Quartas e Sextas. O lixo seco (reciclável), separado do lixo úmido, é posto para fora até as 8h da manhã. O motoqueiro da VSR passa recolhendo.
Dentre os inúmeros benefícios que a VSR proporciona para Portalegre e a natureza em geral. Vale à pena lembrar, nesse período de maior risco, que nossa empresa combate a dengue na medida em que ajuda a diminuir os criadouros do mosquito transmissor da doença.
Pense nisso e colabore!
Nenhum comentário:
Postar um comentário