terça-feira, 10 de maio de 2011

Rapidinha da saúde

Ontem, 09, o secretário municipal de Saúde, Gerlan, disse a este blog que visitou o município de São Miguel, para conhecer a experiência feita com piabas no combate a dengue, naquele município.

Segundo o Secretário, o trabalho é muito simples, de baixo custo e será intensificado no município (aqui, alguns testes já vêm sendo feito). Ele disse que estava na expectativa de construir um criadouro, mas viu que não há necessidade, há piaba suficiente nos açudes locais. Basta reservar um tambor,  encher d'água, ir até o açude mais próximo,  capturar as piabas, depositar no tambor e começar a distribuição.

As piabas comem as larvas do mosquito da dengue. Devem ser colocadas nos reservatórios d água que ficam, principalmente, dentro das residências. À medida que as piabas forem morrendo vão sendo repostas.

Gerlan disse que tem procurado usar todos os artifícios conhecidos no combate a dengue, aqui no município, até o carro fumacê ele solicitou, mesmo sabendo da difícil liberação deste meio de combate.

Já podemos testemunhar que o resultado deste trabalho competente e insistente tem dado muito bom resultado.

O Secretário disse ainda que está estudando as questões legais para iniciar um trabalho de retirada dos animais que ficam à solta pelas ruas da cidade, principalmente os cachorros.






Nenhum comentário: