segunda-feira, 2 de maio de 2011

Entendendo o Progrma Um Milhão de Cisternas

ASA
A ASA, Articulação no Semi-Árido Brasileiro, é um fórum de organizações da sociedade civil, que vem lutando pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semi-árido brasileiro, desde 1999.

Atualmente, mais de 700 entidades dos mais diversos segmentos, como igrejas católicas e evangélicas, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, fazem parte da ASA.

A coordenação executiva, composta por dois membros de cada Estado do Semi-Árido (todos do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), é a instância máxima da Articulação, seguida dos Fóruns ou ASAs Estaduais e dos Grupos de Trabalho (GTs).

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC); o projeto demonstrativo do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2); e o Programa Bomba D'Água Popular (BAP) são as atuais ações geridas pela ASA.

A ASA também tem debatido sobre dois temas que tem refletido na realidade do povo do Semi-Árido, que são desertificação e a produção do biodiesel através do cultivo de oleaginosas.

FONTE: http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_MENU=97

AP1MC

A Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que compõe a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Criada em 2002, com o objetivo de gerenciar o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), a Associação, em 2007, também passou a fazer a gestão do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

É pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, educacional, ambiental e filantrópico constituída sob a forma de sociedade civil, com sede e foro na cidade de Recife, estado de Pernambuco.http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_MENU=2269

Em Portalegre

A Diaconia (Organização Não Governamental), será a executora da construção de 150 cisternas no município de Portalegre-RN, ainda este ano,  através do programa UM Milhão de Cisternas (P1MC), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Para auxiliar e fiscalizar a construção destas cisternas foi composta a Comissão Municipal do P1MC ( formada por representantes do Sindicato, das Associações, das Igrejas e da Imprensa).

A Comissão Municipal do P1MC de Portalegre-RN (CMP1MCP) tem  como Coordenador Hermes Dias e como Secretários Edson (do Sindicato).

Das 150 cisternas  aprovadas para Portalegre, 66 terão início imediato. A CMP1MCP escolheu a região da Baixa Grande para receber estas primeiras 66 cisternas. O restante, quando liberado, será distribuído nas outras regiões.

Sábado passado, a CMP1MCP cadastrou aproximadamente 90 famílias na Região da Baixa Grande, para, dentro dos critérios do Programa Um Milhão de Cisternas, serem escolhidas as 66 famílias que receberão as Cisternas.








Nenhum comentário: