sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CÂMARA

 
Nesta, Quinta- feira, 16 de Dezembro, realizou-se duas sessões na Câmara dos Vereadores de Portalegre, a 19ª sessão ordinária, e a 20ª e última, sessão ordinária, do segundo período legislativo.


Estiveram presentes todos os vereadores; na platéia, doze portalegrenses, entre eles, o Prefeito Euclides Pereira, os secretários municipais Luizinho, Temístocles, Sales e Aucely. Alcivan, que sempre acompanha as reuniões,  também se fez presente.

Na cobertura, uma novidade, além do blog " Jornal Fanáticos Por Portalegre" - que participou de quase todas as sessões do segundo período, deste ano, na pessoa de Antonio Sobrinho- estava presente também o site "Jornal de Portalegre", na pessoa de Edielson Soares.

Na pauta da 19º sessão ordinária constou o Projeto de Lei Orçamentária que teve o parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento, que tem como Presidente o vereador Neto da Emater, e os vereadores Edson e Vera como membro.

O projeto foi levado a plenário, onde foi aprovado por unanimidade, sem emenda e sem discussão.

E logo após a aprovação o presidente encerrou a 19ª sessão e rapidamente deu início a 20ª sessão.

Na pauta da 20ª sessão constou a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Foi apresentada uma chapa única, e a Mesa Diretora atual foi reeleita por unanimidade.

Com a palavra,  o vereador Neto da Emater fez um balanço positivo do ano legislativo. Mas ressaltou que alguns pontos "escapou", como a reformulação da Lei Orgânica do Município e a ampliação do cemitério.

Com a palavra o vereador Neto do padre ressaltou que este foi um ano difícil, mas foi feito um bom trabalho que amenizou o impacto na população. Sinal disso,  houve uma pressão menor do que a esperada por parte do povo.

Com a palavra,  o vereador Adalberto Rego falou da importância da pessoa do vereador para o município, que tem o poder de fiscalizar. Ressaltou o clima de respeito que há na Câmara de Portalegre, não havendo, por exemplo, as brigas, inclusive corporal, que costuma-se ver pela televisão em muitos outros legislativos.

Com a palavra o presidente Ecimar agradeceu a Casa por fazer um "jogo" aberto. Falou que a Câmara é independente, que há falhas, porém essas falhas estão constantemente sendo corrigidas. Ressaltou a importância do diálogo entre o Legislativo e o Executivo. Falou também da preocupação com a ampliação do cemitério, e disse acreditar que o Executivo tomará as medidas necessárias.

Nas considerações finais o presidente deixou à palavra com o público presente.

Com a palavra, o secretário municipal Luizinho disse que, para não falar só das dificuldades, tinha três boas noticiais: O Santander liberou recursos de 98.000,00; a SUDENE também liberou recursos para o centro de inclusão e multiuso, para acolher idosos, o Ministério da Habitação liberou 1.533,000, 00 para programa habitacional nas comunidades quilombolas. Disse que apesar das dificuldades, com a ajuda do legislativ, o trabalho tem sortido efeito.

O vereador Ecimar aproveitou para chamar a atenção de que o legislativo está à disposição para ajudar, mas que os projetos têm que chegar à Câmara.

Com a palavra,  Edielson agradeceu o convite para participar da reunião da Câmara, e disse se sentir envergonhado por não ter atuado mais na divulgação do trabalho da Câmara, afinal faz um trabalho de divulgação da cidade. Disse que de agora em diante participará mais. Pediu que informações sejam enviadas para os sites e blogs para que o trabalho da câmara seja mais divulgado. Chamou a atenção para o crescimento do número de blogs que fazem um trabalho de fiscalização.

Com a palavra, Alcivan falou sobre a alegria de ver a casa cheia, visto que normalmente na platéia só tem a presença dele e de Antonio Sobrinho e parabenizou a Câmara pelos bons debates. Parabenizou também ao presidente Ecimar pelo equilíbrio que tem conduzido os trabalhos.

Com a palavra, Antonio Sobrinho se disse feliz por perceber uma participação e um interesse maior da população no trabalho do Legislativo. Disse se sentir feliz, também por ter ajudado nesse trabalho de conscientização, pois sem um bom trabalho do legislativo o Executivo pode ficar "travado" para trabalhar ou livre demais para cometer erros ou irregularidades. Quanto mais forte e equilibrado for o poder Legislativo melhor será o poder Executivo.

Continua...

Nenhum comentário: