sábado, 18 de dezembro de 2010

CÂMARA

O "Fanáticos Por Portalegre" acompanha as sessões da Câmara dos Vereadores de Portalegre e divulga os acontecimentos das sessões em formato de ata (apesar de não ser uma ata), para que o leitor mesmo não estando presente durante as sessões possa ficar a par do que o ocorre na "Casa" mais importante de Portalegre.


Na postagem  abaixo, com o título "CAMARA",  foi iniciado o relato dos acontecimentos da última sessão, deste período legislativo, e agora será dada continuidade:

...Os secretários municipais Sales e Aucely agradeceram o trabalho de parceria e se colocaram à disposição.

O secretário municipal Temístocles chamou atenção para as publicações dos blogs. Reclamou que alguns blogs publicam as informações sem fonte.

Com a palavra, o prefeito Euclides Pereira, agradeceu o apoio da Câmara e disse precisar de mais apoio ainda, pois a situação financeira da Prefeitura é grave e a previsão é de piora. Reclamou da política do Governo Federal, que vem tornando cada vez mais difícil o trabalho dos Prefeitos, disse não entender o porquê da arrecadação federal crescer em relação a 2008 e os repasses para os municípios diminuir.
Alertou que haverá cortes. Falo que não tem de onde tirar dinheiro para ampliar o cemitério. Questionado, pela vereadora Auxiliadora Bezerra (Dorinha), sobre a festa de final de ano, o Prefeito disse que será feita uma "brincadeira", com ajuda dos amigos, pois a Prefeitura não tem dinheiro e que está confirmada a presença de Zé Celestino. Reclamou que a prefeitura terá que devolver o dinheiro da festa junina de 2008, mas,segundo ele e o secretário Luizinho, houve intransigência do Ministério do Turismo. Foi provado que a festa foi feita, houve apenas um erro nas datas,  a festa foi realizada dois dias antes da liberação do convênio.

Com a palavra, o vereador José Augusto reconheceu a dificuldade que se encontra o Executivo. Disse que observando a Lei Orçamentária para 2011, vê-se claramente a dificuldade que enfrenta e enfrentará a Prefeitura, é complicado administrar com um valor disponível para desapropriação, por exemplo, de quatro mil reais. Disse que não fez nenhuma emenda justamente por perceber a dificuldade e que a Lei prçamentária reflete a crise que a prefeitura está vivendo e viverá. Concordou que a política do governo federal tem penalizado as prefeituras, mas se mostrou otimista com o discurso de posse da presidenta, que chamou a responsabilidade para si e disse que cortes serão feito e que a situação está difícil.Concordou que o ministério do turismo está penalizando as prefeituras ao coloca no mesmo bolo as prefeituras que cometeram erros administrativos com as instituições que cometeram fraudes.Mas chamou atenção do Executivo para o fato de que houve uma falha administrativa e que não há o que fazer, a não ser negociar a devolução do dinheiro da festa de 2008.Disse que diante da difícil situação o Prefeito precisa reunir seus melhores técnicos e fazer um planejamento estratégico. Disse que é comum haver choques de gestão no início dos mandatos, mas devidos à situação atual que se encontra a prefeitura de Portalegre há a necessidade de um choque de gestão durante o mandato e o momento é esse. Haverá um desgaste político, mas aquele que não quiser assumir o desgaste poderá amargar conseqüências maiores
As funcionárias da Câmara fizeram uma homenagem ao Presidente
da Câmara Ecimar Carlos.
O presidente encerou a sessão e foi iniciada uma confraternização.

Nenhum comentário: