terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PORTALEGRE NO COMBATE A DENGUE

O combate ao mosquito da dengue foi reforçado esta semana em Portalegre. Uma equipe da Secretária Municipal de Saúde esta passando, rua por rua, distribuindo folhetos, acompanhados por um carro de som, orientando e alertando a população sobre os perigos da dengue.

O blogueiro aqui amargou neste mês uma dengue e sentiu na pele o drama.
Algumas coisas que aprendi na prática a respeito da Dengue:

Ao visitar um local que está tendo casos de dengue, evite shorts e saias, proteja-se bem.

Se seu metabolismo permitir, e seu médico não for contra, em períodos e locais com risco de dengue tome vitamina “complexa B". O cheiro dessa vitamina age com repelente do mosquito, essa técnica era usada pelos soldados americanos durante a "Guerra do Vietnã".

Comunique ao posto de saúde, à equipe responsável, ao perceber locais que servem como procriador do mosquito da dengue, caixa d’água descoberta ou mal coberta, lixo a céu aberto e etc.

Muitas vezes as pessoas têm a doença e não comunica às equipes de saúde. È importante que toda suspeita de dengue nas suas proximidades sejam comunicada às equipes de saúde, para que elas verifiquem se há algum foco do mosquito no local.

Os sintomas da dengue são semelhantes aos sintomas da gripe ou da virose. Não há remédio para dengue, os remédios apenas combatem os sintomas. Portanto não tome remédio por contra própria, mas em caso de emergência é recomendado paracetamol.

Dengue mata não duvide.

Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas juntas, cuidado, você pode estar com dengue. Então:
Procure um médico.

Mantenha repouso.

Beba muito líquido, inclusive soro caseiro (1 litro de água filtrada ou fervida com uma colher, do tipo de café, rasa de sal e uma colher, do tipo de sopa, rasa de açúcar).

Tome Vitamina C (não aspirina) e outros complementos alimentares, pois ajuda a reforçar as defesas do seu organismo, consulte o médico antes de tomar.

Não tome bebidas alcoólicas, não insista, isso poderá ser fatal.

Procure se informar ao máximo sobre a doença. Confirme sempre o que você ouvi ou ler com os médicos. As vezes, há pessoas que por falta de conhecimento, acaba passando algumas informações equivocadas.

Por fim,  a dengue só pode ser vencida com a total colaboração da população, todos os dias do ano, todos os anos da vida.

O mosquito da dengue gosta de água parada e não gosta de produtos químicos como o cloro. Portanto, proteja os recipientes de água, tampe bem tampadinho. Ponha terra nas bordas dos pratinhos das plantas. Colabore com a limpeza de sua cidade ou do seu sítio e não jogue lixo em locais inadequados. Se for possível trate às águas paradas com produtos químicos adequados, procure a orientação das equipes de saúde.

Nenhum comentário: