quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Câmara

Na sessão da Câmara dos Vereadores de Portalegre,desta quinta-feira, 14ª do segundo período, ausente apenas o vereador Edson.Presentes na platéia, eis a primeira novidade, acreditem, eu e mais quatro portalegrenses,(o secretário de cultura Temístocles, a secretária de turismo Aucely Costa, a secretária de administração Socorro e o assessor de comunicação da Prefeitura Marcelo Alexandre). Recorde de público, desde que comecei a acompanhar as sessões.
Foi aprovado, por unanimidade, pelos vereadores presentes, o Projeto de Lei 010/2010 que denomina a nova praça que fica localizada em frente à casa do Prefeito. O nome da praça será Francisco E. Pereira, homenageando o irmão do Prefeito Euclides Pereira.
De volta depois de três meses de licença o vereador José Augusto, sem desmerecer os outros vereadores, trouxe dinâmica para a reunião da câmara.
Em plenária, questionou como anda a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária, recolocou em debate a questão do Código Tributário do Muncípio, a questão da reforma da Lei Orgânica do Município e questão da criação do Código de Obras do Município.
O vereador reafirmou que Portalegre saiu vitorioso das eleições elegendo quatro deputados federais, dois deputados estaduais, dois senadores, a governadora e o presidente. Disse, ainda que esses candidatos eleitos receberam votação dos portalegrenses a pedido das lideranças políticas locais e, como esses votos não foram em troca de dinheiro, não precisam ficar de cabeça baixa, devemos ficar de cabeça erguida e exigir investimentos para Portalegre, não nos contentando com pouca coisa.
O vereador disse que agora é a hora de se fazer audiências públicas, levantando as necessidades do município; de arregaçar as mangas e solicitar do executivo bons projetos para que todos juntos possam ir atrás dos investimentos.
O presidente da Câmara Ecimar concordou com José Augusto, dizendo que realmente não devemos nos contentar com medidas pequenas.
Neto da Emater concordando com José Augusto acrescentou que o povo fez o que foi pedido, que agora espera uma resposta e se não aparecer resultado haverá uma desmoralização política.
O vereador Adalberto reafirmou que encontrou com Rosalba e ela disse esta muito grata a Portalegre. O vereador aproveitou a presença dos secretários e sugeriu a elaboração de um projeto para um Centro de Velório.
Neto da Emater disse que prioridade é o cemitério, pois estamos com pouquíssimas vagas, e que será uma grande perda para o município se tivermos que pedir para enterrar nossos falecidos em cemitérios de outros municípios.
José Augusto disse que um Centro de Velório é mais para uma iniciativa privada.
E que precisa ser feito um projeto para o cemitério.
Ao encerrar a sessão, o presidente da câmara passou a palavra ao público presente. Marcelo Alexandre voltou a falar sobre a questão da construção de um quiosque em um terreno da Prefeitura, pertencente ao Mirante, para que ele possa negociar artesanato. A secretária de turismo Aucely disse que não concordava e que inclusive não foi consultada, e que como secretária de turismo essa questão tinha que passar por ela. Por fim, após um longo debate José Augusto disse que para a construção de quiosques para artesanato o executivo teria que elaborar um projeto e depois de construídos teria que haver um processo licitatório, do qual Marcelo Alexandre não poderia participar, pois é proibido porque ele exerce um cargo na Prefeitura. A secretária Socorro lembrou que Marcelo não é secretário, ele exerce um cargo comissionado. Mas José Augusto afirmou que a lei se aplica da mesma forma. Um novo debate foi iniciado sobre a questão do Código Tributário e do Ccódigo de Obras, desta vez com a participação do público presente.
Costumo fazer as postagens a respeito da Câmara em formato de ata, para que o caro leitor, mesmo não participando das reuniões da Câmara, tenha uma noção de como funciona a "casa" mais importante de nosso município, pois é nela que são ou não aprovadas as decisões mais importantes para o nosso município.
Digo em formado de ata, mas não é uma ata, principalmente porque eu resumo para não ficar maçante. No entanto, essa postagem foi muito reduzida e mesmo assim ficou longa, pois o debate foi longo e a reunião se estendeu pelo início da noite.
Um bom sinal que Portalegre está evoluindo, pois sem debate, sem discussão, sem participação não se evolui.
Encontrei com o vereador Leci, após a reunião e ele fez uma avaliação positiva da reunião através de uma metáfora, disse mais ou menos assim: “Foi chique, afinada, pareciam tocadores de violão, quando um soltava outro pegava e continuavam tocando".

Nenhum comentário: