terça-feira, 23 de novembro de 2010

SISTEMA DE LIMPEZA DE NOSSA CIDADE

Após ler, em alguns blogs de Portalegre RN, postagem, de origem do blog " Nossa Portalegre", que cita a sujeira de nossa cidade, resolvi procurar o por quê. Até mesmo porque, há pouco tempo escrevi uma postagem elogiando o sistema de limpeza de nosso município, que conta com coleta de entulho, coleta seletiva do lixo, coleta de lixo e varrição diária de ruas, além de um constante esforço da Secretaria de Obras e Urbanismo e da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do Município em encontrar uma forma de aterrar o lixo não reciclável, visto a dificuldade geográfica, por exemplo.

Quanto a coleta seletiva do lixo

Essa eu mesmo respondo, visto que sou o responsável.
Nosso compromisso, divulgado através da "Rádio de Portalegre", dos blogs, do boca a boca e de carro de som, é de coletar os recicláveis às Terças e Quintas- feiras.

Porém, como uma parte da população e dos comerciantes não estavam colocando o material reciclável nos dias indicados, atualmente, há um coletor, Sr. Louro, que passa diariamente, de Segunda à Segunda recolhendo os recicláveis, às vezes, até selecionando os materiais que colocam indevidamente junto com o lixo úmido e varrição.

Temos também o posto de coleta da VSR que fica a disposição, para receber materiais, reclamações e sugestões, de Segunda à Sexta, das 8h às 12h e, é claro,este blog que pode ser usado como um canal de comunicação para informação, sugestão e reclamação.

Mas, pasmem, parece não ser suficiente ainda, pois assim que o coletor recolhe os materiais e sai, alguns moradores e comerciantes, no mínimo irresponsáveis, começam a jogar material novamente, sem nem ao menos esperar o dia seguinte. Enquanto muitas pessoas responsáveis, preferem juntar o material por vários dias para entregar diretamente ao coletor, facilitando o trabalho de coleta.

Solução? Acredito, que se a população pressionar a Câmara dos Vereadores par criar uma lei multando pesadamente os "sujões", que não respeita as regras para a coleta dos resíduos sólidos, e pressionar para que a lei seja cumprida a risca, o problema seja resolvido. Mas, aceito sugestões...



Quanto a varrição



Procurei o responsável pela fiscalização das equipes de varredores, Alcivan, e este me afirmou que não há problemas na equipe de varição. O problema é que estamos em um período de grande seca, em uma cidade totalmente arborizada, aumentando muito o trabalho, acaba-se de varrer e as folhas tomam conta novamente.

Solução? Devido a crise financeira, que passa não somente a Prefeitura de Portalegre, mas todas as prefeituras dependentes do FPM, não há como reforçar a equipe. Está se redobrando o esforço e pedindo que a população colabore o máximo possível.



Quanto a coleta de entulho, a coleta do lixo e o problema do "Beco do Cemitério"



Procurei o fiscal responsável, Genildo, e este afirmou que o problema do excessivo aumento da folhagem devido a seca, a quebra do trator (que foi consertado hoje), e falta de colaboração da população que não respeita os dias certos para depositar os resíduos, tem atrapalhado muito e por isso em alguns pontos a sujeira está aparecendo dando a impressão que a administração não está fazendo sua parte, o que não é verdade.

Quanto ao "Beco do Cemitério" há um agravante, que é o fato da própria população usar o beco como "Lixão"

Solução? Já foi consertado o trator, os esforços estão sendo dobrados e reuniões internas estão sendo feitas para discutir o assunto e apelos de maior colaboração por parte da população estão sendo feitos.

Nenhum comentário: