quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cuidados com a Informação nos Blogs

Diante de uma explosão de blogs, dado muito positivo, em Portalegre nos deparamos com a necessidade de alguns cuidados por parte de nossos blogueiros com suas publicações.
Apesar de não ser um jornal oficial, os blogs públicos tem o dever de tomar os mesmos cuidados dos jornais oficiais,  com relação às informações sem fundamento,  sem prova, sem fonte, pois estão sujeitos a responder judicialmenteda da mesma forma que os jornais oficiais, inclusive por danos morais.
Ao criar um blog, o blogueiro tem a opção de publicar (deixar a disposição de todos) e as opção de deixá-lo particular, tendo acesso só aqueles a quem o blogueiro permitir, através de senha.
Quando o blogueiro opta por publicar seu conteúdo, este  fica à disposição de qualquer um no planeta.
É muita responsabilidade. Você acaba de postar  e no mesmo momento qualquer um no mundo pode acessar. 
Muitos jornalistas profissionais do passado, que passaram anos se especializando na arte de informar, "pularia" de alegria só em pensar nesse privilégio. Mas todo privilégio traz, oculto ou explicito, suas responsabilidades. Quanto maior o privilégio maior a responsabilidade.
Nesta semana o blog  "Equipe da Beca" publicou uma postagem  apontando os problemas do sistema de saúde de Portalegre.
Muito bom que a juventude se envolva, denuncie e ajude a resolver os problemas de nosso município.
Mas essa tentativa de ajudar gerou mais problemas, devido, entre outros, os seguintes motivos:
Faltou a fonte;
Faltou as provas, apontou, por exemplo, a causa de uma morte, sem o respaldo de um laudo médico ou um atestado de óbito. "Ouvi dizer", num caso desses não funciona.
Apontou os problemas  mas não apontou os responsáveis legais por cada problema, misturando as responsabilidades,
Apontou o problema como se fosse uma realidade apenas local, faltou fundamentação;
E, caso tivesse apontado os responsáveis legais por cada problema, caberia ainda procurar tal responsável para ouvir o outro lado da história.
NÃO ESTOU, com isso CONTRA, ou desincentivando os colegas blogueiros, principalmente os jovens, a exigir seus direitos e lutar por uma portalegre melhor. Pelo contrário, fico feliz que a juventude de portalegre está evoluínda e se envolvendo na busca por melhorias para toda a população.
No entanto, é meu dever como cidadão de Portalegre, amigo de todos os blogueiros de Portalegre e comprometido, voluntariamente, com o bem comum de nosso município pedir CUIDADO para, na tentativa de ajudar não atrapalhar.
Publicar em rede mundial que há um caso de dengue em nosso município, quando não há provas disso, quando não há nenhum diaguinóstico comprovando tal fato, pode,  por exemplo, afastar os turistas, causando prejuízos aos comerciantes que dependem exclusivamente desta atividade , gerando desemprego entre outros problemas.
CUIDADO!  Só para ilustrar:
Um bandido quando pega uma criança como refém, por exemplo, a policia não atira, não toma nenhuma providência, enquanto não tem certeza de que não atingirá a criança. 
Pois bem, alguns blogueiros na ânsia de acertar o "bandido" ( um problema, ou uma pessoa, ou um responsável por um cargo público...) sai atirando e acaba, sem querer,  atingindo o refém inocente que é A IMAGEM E A CREDIBILIDADE DE NOSSO MUNICÍPIO.
Aponte os problemas, justifique as causas, busque os responsáveis, busque as soluções, ajude, mostre os resultados  negativos, mostrem as coisas positivas com o mesmo entusiamo que mostram as coisas negativas.
E viva Portalegre.

3 comentários:

Charles Marinho disse...

OLHE QUEREMOS DEIXAR CLARO QUE FOI UM ERRO NOSSO, "FOI" E ESTAMOS AQUI SENDO HOMENS O BASTANTE PRA ASSUMIR ESSE ERRO, MAS EU TBM QUERIA DIZER QUE BOA PARTE DO QUE FOI DITO NA POSTAGEM É A PURA VERDADE, NÃO FUGIMOS DA REALIDADE TOTALMENTE, ADIMITIMOS QUE ERRAMOS AO FALAR DA MORTE DESSE MENINO SUSPETANDO DE DENGUE SEM TER CERTEZA, ERRAMOS, COMO TAMBEM ERRAMOS FALAR DOS MEDICOS (EM AGUMAS COISAS), MAS NO RESTO NÃO TEMOS MEDO DO QUE FOI POSTADO POIS TANTO A GENTE COM O RESTO DA POPULAÇÃO SABEMOS QUE É VERDADE. PARA NÃO TER MAS PROBLEMAS COM ISSO, EXCLUIMOS A POSTAGEM, PRINCIPALMENTE EM RESPEITO A FAMILIA DO JOVEM QUE MORREU, MAS QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO VAMOS FICAR TIMIDOS, NEM NOS ABATERMOS POR CAUSA DESSE ERRO NOSSO, PELO CONTRARIO VAMOS OBSERVAR CADA VEZ MAIS OS FATOS BONS E RUINS DA CIDADE, PARA IFORMAR AO LEITOR O QUE É REALMENTE PORTALEGRE.
PARA FINALIZAR QUERIAMOS DIZER A ESSE BELO BLOG, QUE NAO É ASSIM TAMBEM QUE SE AJUDA UM BLOG QUE ERROU NUMA POSTAGEM NAO, CHEGANDO E POSTANDO UMA COISA DESSA QUANDO DEVERIA SE PREOCUPAR COM OUTROS ASSUNTOS DA CIDADE, SE QUIZESSE CRITICAR FOSSE NA POSTAGEM DO BLOG DA EQUIPE DA BEKA E DEIXASSE SUA CRITICA COMO OUTRAS PESSOAS FIZERAM, ASSIM VOCE SO VAI ARRUMAR INTRIGA E NÃO É ISSO QUE QUEREMOS COM NIGUEM, PELO CONTRAIO ADIMIRAMOS MUITO SEU BLOG, TEMOS O LINK DELE NO NOSSO BLOG TAMBEM, MAS ASSIM NÃO DA NÉ, SE VOCE QUIZESSE CRITICAR FOSSE NA POSTAGEM E DEIXASSE SUA CRITICA, ASSIM O LEITOR DESSE BLOG VAI PENSAR O QUE DA GENTE?
ENTAO QUEREMOS DEIXAR CLARO QUE ERRAMOS SIM, E ESTAMOS AQUI ADIMITINDO UM ERRO DE UMA POSTAGEM QUE FOI FEITA EM MEIO DE UMA IDGINAÇÃO POR UMA MORTE DESSA, FOI UM ERRO QUE NÃO IRA MAIS ACONTECER.
MAS QUE TAMBEM NÃO MERECIA ESTAR SENDO POSTADO AQUI NESSE BLOG.

ABRAÇO A TODOS...

nilsiane disse...

Estou impressionada com essa postagem. Jornalismo sério e de qualidade. Parabens colega. Desejo muito sucesso a você e seu blog. Sou tbm agora uma fanática por Portalegre. ^^

Antonio Pereira SOBRINHO disse...

Obrigado Nilsiane. À disposição.