sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CÂMARA

Na sessão ordinária da Câmara dos vereadores de Portalegre, nesta Quinta, 25, houve a ausência, apenas do vereador Adalberto Rego.
Na plateia, eu, Alcivan e Temistocles.
O vereador Neto da Emater comentou que a comissão da Câmara a qual preside, notou algumas inconsistências nos cálculos feito no Projeto de Lei Orçamentária, enviado pelo Executivo, em trâmite, e que algumas alterações terão que ser feitas, antes da apresentação do parecer.
O vereador José Augusto fez uma longa oratória, que gerou um longo debate. O primeiro ponto a tratar foi que ele disse acompanhar a mídia do Estado e toma conhecimento de  constantes anúncios de conquistas de outros municípios. Citou,  como exemplo, a conquista de algumas retro escavadeiras, por parte de alguns municípios; a conquista da instalação de uma agência do Banco do Brasil por outros municípios;  a atual conquista  do Prefeito Leonardo, de Pau dos Ferros, que conseguiu a aprovação de 15 milhões de reais, no orçamento da união , através das medidas coletivas, para a construção da UFERSA. E fez o seguinte questionamento, "por que não Portalegre".
Cobrou do executivo, segundo ele, não como oposição, e sim como aliado,  reuniões com o secretariado, audiências públicas, reunião com os vereadores, todos prontos apoiar a administração, para se elaborar bons projetos, bem elaborados,  para que todos juntos possam trabalhar por Portalegre e conseguir os recursos, aproveitando a vantagem política que Portalegre adquiriu nas últimas eleições. Pediu mais agilidade nas ações, sob pena de prejuízos futuro para todo o Município.
O segundo ponto foi que  o vereador disse ter faltado à ultima sessão da Cãmara, mas tomou conhecimento do ocorrido, através deste humilde blog. E se colocou contra a questão da Câmara "devolver" a discussão do projeto 011/2010, que trata sobre "O plano de Carreira do Magistério Municipal", para o executivo. Segundo, ele após, o projeto chegar à Câmara, a prerrogativa é da Câmara, e que a Cãmara agora é quem tem que chamar, através das comissões, ou plenário, os interessados em defender suas posições, mas que a palavra final agora é da Cãmara.
O vereador Neto da Emater  concordou com José Augusto, no ponto que as ações devem ser intensificadas e com urgênica para que a coisa não fique só na retórica. No, entanto, se posicionou contrário, quanto a opinião do colega a respeito do Projeto de Lei 011/2010, que segundo ele teria  que  chegar à Câmara já com entendimentos entre o executivo e os parlamentares.
O vereador Neto do Padre, o vereador Ecimar e a vereadora Vera se posicionaram a favor que a discussão seja agora na Câmara.
Neto do padre perguntou se o Secretário Municipal de Educação já havia feito uma convocação para discutir o assunto com os professores, com a presença da comissão de Educação, e a vereadora Vera respondeu que não.
O vereador José Augusto sugeriu que a vereadora Vera convocasse, através da Comissão de Educação, uma reunião, como o Executivo e a classe do magistério municipal,  para pedir esclarecimentos, faciltando a alaboração do relatório.
A vereadora Vera, disse que iria consultar a Comissão para verificar se seria necessário, visto que a Comissão já tem sua posição e que está esperando o parecer da comissão de Constituição e Justiça, da qual o vereador José augusto é presidente,  para dar o parecer.
Número de professores presentes para ficar a par  da  mudançaão ou não de uma lei que afeta sua classe, e até para ajudar a encontrar uma forma de melhorias para a classe sem colocar as finanças do Município em risco: 0

Nenhum comentário: