quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Esclarecimentos do Secretário de Saúde de Portalegre, sobre a situação atual da saúde em Portalegre.

Em atenção ao pedido de informações e/ou esclarecimentos do caro amigo Antônio Pereira Sobrinho (blogueiro, comerciante, cidadão e fanático portalegrense por Portalegre), venho muito respeitosamente através deste me manifestar acerca de alguns pontos sobre a Saúde de Portalegre, que seguem:


- A população de Portalegre tem acesso ao atendimento de 03 profissionais Médicos trabalhando de segunda a sexta no serviço ambulatorial de atenção básica. Além desses, dispomos de 03 Enfermeiras, 04 Dentistas, 02 Bioquímicos, 01 Nutricionista, 01 Fonoaudióloga e uma série de outros profissionais a serviço da população, além de outros previstos de contratação para melhor atendê-la e servi-la. Importante entender que Médico residente no município não significa obrigatoriedade no atendimento a população 24 horas, esse serviço só ocorre mediante contrato e disponibilidade de recursos. Lembro que, no entanto, a Prefeitura Municipal de Portalegre não dispõe de Unidade Hospitalar própria para internação e prestação de assistência médica 24 horas, nesta condição juntamente com cerca de outras 17 cidades que fazem parte de nossa Região de saúde que compõem 36 cidades. Dessa forma, nós (Prefeitura) encaminhamos nossos pacientes para nossa Unidade Hospitalar de Referência (HOSPITAL REGIONAL DR. CLEODON CARLOS DE ANDRADE – PAU DOS FERROS) como também recursos financeiros através Programação Pactuada e Integrada – PPI – para acolhimento dos nossos cidadãos. Lembro também que esse fluxo não é de agora, mas sempre foi realizado dessa forma.

É certo que nós, o Prefeito de Portalegre (Euclides Pereira de Sousa) e o secretário saúde municipal, reconhecemos a necessidade e lutamos obstinadamente para conseguir recursos financeiros suficientes para atender nossa população com médicos, enfermeiros e técnicos 24 horas; exames diversos; consultas especializadas diversas; transportes para deslocamento dos pacientes e medicamentos (inclusive os que não fazem parte da Farmácia Básica). Já sentamos várias vezes (Prefeito, Secretaria de Saúde, Finanças e Administração) e cogitamos a possibilidade disso se efetivar, mas até o momento não há possibilidade alguma caso não mude o cenário financeiro atual. Temos total interesse de realizar convênio com a APAMIP – Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Portalegre – e trabalharmos em conjunto por uma qualidade de serviços de saúde cada vez melhor, no entanto não dispomos, nenhuma das duas partes, de recursos financeiros suficientes para essa prestação de serviço e outros, com o tamanho da população que possuímos. Hoje, nem nosso Centro de Saúde dispõe de espaço adequado para o tamanho de nossa população e para os serviços de saúde.

É de conhecimento de todos que buscam a informação televisionada ou escrita para conhecimento da realidade local e global que desde o ano passado vários municípios brasileiros que dependem quase exclusivamente de Fundo de Participação dos Municípios – FPM – estão passando por sérias dificuldades financeiras, e com o nosso não é diferente.

No que diz respeito ao falecimento do jovem neste último dia 21 de novembro, não houve nenhuma omissão por parte da Prefeitura de Portalegre no atendimento a família, que foi encaminhada prontamente e imediatamente através de ambulância quando solicitada a necessidade de atendimento, sendo atendida pelo nosso Hospital de Referência localizado em Pau dos Ferros, o qual dispõe de estrutura adequada para atendimentos de urgência/emergência. Com relação ao diagnóstico da causa do falecimento do jovem, ainda NÃO foi diagnosticado nem pelo Serviço de Verificação de Óbito – SVO – para o qual foi encaminhado. Não é verdade que a causa do óbito foi dengue hemorrágica, ou aneurisma, ou outra doença. A sorologia para dengue só pode ser realizada após 10 dias do início dos sintomas para confirmação. Informações coletadas com pessoas ligadas aos serviços do Hospital e com os próprios familiares relatam que os Exames de sangue realizados no jovem não aparentam ter correlação com dengue, mas somente os resultados de necropsia poderão dar resultados conclusivos.

Então, pedimos compreensão e atenção nas afirmações que são realizadas em público, sem conhecer a realidade local e muito menos dos municípios vizinhos ao realizarem comparações.

Também sou fanático por Portalegre e ninguém mais que eu têm interesse em ver a saúde melhor, mas também com a população reconhecendo o que se tanto faz hoje, mesmo com todas as dificuldades que temos.

Agradeço desde já o espaço, pedindo desculpas por resumir tanto os comentários que fiz sobre a saúde, mais me coloco a disposição para todo esclarecimento que me for solicitado, já adiantando que estou quase todos os dias no Centro de Saúde pela manhã, a tarde e muitas vezes até as 7 ou 8 horas da noite.



Jerlan G. Freitas

Secretário Mul. Saúde

7 comentários:

Antonio Pereira SOBRINHO disse...

Secretário, obrigado pelos esclarecimentos.
Quero lembrá-lo de que nas recentes eleições todos os candidatos apoiados por Portalegre foram eleitos e todos prometeram "olhar com carinho por portalegre".
Inclusive Jetúlio Rego, reeleito deputado estadual com votação histórica e "sem oposição", é médico e totalmente comprometido com a saúde, principalmente de Portalegre.
Que tal uma audiência pública, com alguns desses políticos, para tentar resolver os problemas de saúde de nossso município?

Erasmo disse...

Singelas considerações:

Como o próprio secretário afirmou ainda dispomos de infra-estrutura insuficiente para atender a população local. Talvez um reordenamento no orçamento do município fizesse "surgir" recursos suficientes para, ao menos, melhorar significativamente a situação.

O problema a que se refere o secretário no que tange aos problemas financeiros enfrentados por diversas prefeituras diz respeito a "perdas acumuladas" no Fundo de Participação dos Municípios.

Grande parte dessa crise toda, certamente, é gerada por má administração dos recursos públicos. Falta de ordenamento adequado das despesas, falta de equipe técnica capacitada para viabilizar a execução dos projetos e posterior captação dos recursos para efetivá-los.

O fato de o problema ser recorrente em outros municípios também é fruto da mesma realidade. Em meu blog postei um texto em que, fiz questão de esclarecer, que o problema não é de hoje nem dessa gestão, é recorrente como todos sabemos.

Contudo, apesar de não ser novidade, precisa de solução urgente. Se a saúde está "capenga" por falta de recursos, vamos diminuir um pouco os cargos de provimento em comissão e ordenar melhor as despesas que logo aparece um "dinheirinho".

Lembro que em caso de saúde pública a prevenção sai sempre mais barato do que as medidas adotadas para remediar. Quanto não é gasto (alguém tem essas contas) com combustível e diárias de motoristas rodando de Portalegre para Pau dos Ferros por falta de atendimentos básicos por aqui.

Lembro que meu sobrinho morreu a caminho de Pau dos Ferros por complicações causadas pela falta de atendimento de qualidade aqui no município. Lembro também que esse caso foi objeto de denúncia feita por esse humilde cidadão ao Ministério Público.
O que posso afirmar com toda segurança é que meu sobrinho estaria vivo e não teria nascido numa privada se sua mãe (quando estava em trabalho de parto) tivesse sido atendida adequadamente em nosso município.

Anônimo disse...

Olá pessoal do BLOG, bom, eu estava lendo as suas postagens e reparei que vc gosta de crescer em cima das postagens de outros BLOGS, isso não é Ético, percebi que vc citou o BLOG da EQUIPE DA BEKA disse que eles não tinha "provas" de que o meninno tinha morrido de DENGUE, bom concordo com vc, não sou a favor de postar sem ter como comprovar a verdade, mas creio que vc usou de Má fé em USAR O SEU BLOG PARA "CRESCER" EM CIMA DELES, mais uma vez eu digo isso não é ético, a baixo segue um link da INTERTV en relação ao acontecido: http://nossaportalegre.blogspot.com/2010/11/inter-tv-cabugi-surto-de-dengue-no-alto.html
AGORA DEIXE DE BUXASSAQUISMO BARATO E MOSTRE A VERDADE DA CIDADE NÃO A VERDADE QUE VC QUER OU A VERDADE QUE QUEIRAM SEJA, APENAS A VERDADE. NÃO SOU DE PORTALEGRE SOU DE NATAL, e não seja antiético o bastante para querer crescer em cima dos OUTROS. era isso.

Anônimo disse...

Novamente corcodo com esse anônimo, e parabenizo o blog nossa portalegre pela postagem...

Erasmo disse...

Sou contra postagens anônimas. Acho interessante a crítica também achei a postagem que tratava do blog dos meninos bem tendenciosa, contudo temos que respeitar as opiniões divergentes. Quando resolvemos escrever algo para muitos é óbvio que nem todo mundo tem que concordar.

Agora para críticar a crítica é sempre bom mostrar a cara... demonstra mais segurança.

Maxwell Paiva disse...

Sobrinho parabéns pelo blog, sou Maxwell filho dessa terra maravilhosa. Sou também o webmaster responsável pela reformulação do novo site da prefeitura e pretendo postar essa nota que o secretário colocou no blog, no site da prefeitura, ok?
Abraço, e novamente parabéns

Antonio Pereira SOBRINHO disse...

Obrigado Maxwell. Ok, fique a vontade para reproduzir ou comentar qualquer postagem ou foto publicada neste blog.