sexta-feira, 5 de novembro de 2010

os três Poderes x o quarto poder

No Brasil, o poder sobre o público é dividido em três poderes que são independentes mas com mecanismos para interferir no outro para evitar um governo absolutista: Poder Executivo , Poder Legislativo e Poder Judiciário.
Quem regulamenta as atribuições e quais os mecanismos de interferência é a Constituição Brasileira, a Lei Maior. Nenhum dos poderes podem (ou não deveria poder) ir contra a Constituição.
O Executivo, como o próprio nome diz apenas executa. Executa um plano administrativo submetido ao Legislativo e aprovado por Ele, dentro das leis também aprovadas pelo Legislativo.
O Legislativo, faz as leis, aprovam as leis, faz o papel de porta voz do povo e fiscaliza o Legislativo.
O Judiciário interpreta e julga impasses, segundo a leis aprovadas pelo Legislativo, tendo como referencia a Constituição.
Numa democracia, como a que vivemos, os representantes do Poder Legislativo e do Executivo são eleitos, ou mais corretamente dizendo contratados, pelo povo através do voto, direto e secreto.
Há uma grande divergência, quando se questiona qual poder o povo deve dar mais importância e deve ficar mais atento.
A maioria dos brasileiros acham que o mais importante, quem manda é o poder Executivo, Presidente, Governadores e Prefeitos, porque administram e aparecem mais.
No entanto, se anarlizarmos com mais calma vemos que nada é feito sem antes passar por um longo processo no Legislativo, vereadores, deputados e senadores.
O Executivo precisa submeter sua administração à aprovação do Legislativo. e o Judiciário julga segundo as leis aprovadas pelo Legislativo. Dessa forma, fica claro que o poder que devemos dar mais importância é o Legislativo, é o que na prática tem mais poder (ou deveria ter), apesar de haver mecanismos de interferência dos outros dois Poderes para que o Legislativo não seja abusivo.
Agora vamos a triste verdade:
No Brasil, atualmente, quem manda mesmo é o quarto Poder: O Poder Desmantelativo
Esse poder,
confunde: fazendo com que o povo não entenda o funcionamento dos três e justos Poderes, colocando o povo numa situação onde não consegue definir o certo do errado, deseducando o povo, estimulando a lei da vantagem, e a individualidade;
Desrespeita e passa por cima: dos pobres, dos menos esclarecidos, da constituição de qualquer um dos outros três poderes;
Promove: a desordem;
Estimula: o medo e a violência, pois é dai que sai recursos para a sua manutenção.
Privilegia: à quem quiser, por interesses pessoais, para defender amigos parentes ou a quem pode lhe trazer vantagens.
Mente: fala em nome de todos, mas só age em benefício próprio.
E dá outras providências:...
Quem mantém vivo o quarto poder?
O dinheiro
Quais sua motivações?
Orgulho, egoísmo, inveja, maldade, loucura, e ambição desmedida.
Quais são seus representantes?
Membros corruptos dos três poderes (juízes, promotores, advogado,policiais, presidente, ministros, governadores, secretários, prefeitos, deputados, senadores, vereadores...)entre outros membros de outros seguimentos da sociedade igualmente corruptos.
Quais as vítimas do quarto poder?
A grande maioria brasileira que vive num verdadeiro desmantelo. Como gado: marcada, cercada, negociada e brigando pelo mínimo básico da vida até o dia do abate.
Como acabar com o quarto poder?
O primeiro passo: querer;
O segundo passo: estar disposto a correr o risco de acabar como o inspirador desta luta, Jesus, que foi morto na cruz por lutar contra os corruptos de sua época e tem parte de seu ensinamento distorcido para ser usado a favor do quarto poder;
O terceiro passo: usar a criatividade e se unir a quem tem o mesmo desejo...
O último passo: ter a consciência de que talvez não haja como acabar com o quarto poder, mas que morrer feliz é morrer tentando acabar com ele.

Nenhum comentário: