quinta-feira, 28 de abril de 2011

Diário do Blogueiro - Espaço do Produtor Rural

Criei as “Bancas da Consignação” (inauguradas em 31 de março de 2011) para reativar o Espaço do Produtor Rural, no Mercado Público de Portalegre-Rn

O objetivo é incentivar os pequenos produtores rurais a usar o “Espaço do Produtor” para explorar o turismo, vendendo diretamente o produto ao consumidor, principalmente aqueles que se estragam por não ter um bom mercado interno.

As bancas começaram funcionando as Terças, Quintas, Sábados e Domingos, das 07h30min às 11h30min, com produtos oferecidos de meu pequeno plantio, que mantenho mais por motivo de lazer.

Comecei nesse horário motivado pelo meu otimismo teórico, que previa uma adesão imediata de pelos menos dez produtores.

No entanto a dura realidade, que só enfrenta aqueles que desistem das falações e dos planos e partem para a prática, mostrou que a adesão, dos produtores, será aos poucos e levará muito mais esforço e tempo para que o Espaço do Produtor possa ser usado com toda sua potencialidade.

Desistir? Nunca. Mudar de estratégia? Sim, sempre que necessário. A partir de Hoje as “Bancas da Consignação” funcionarão toda quinta das 7h10 às 11h. A estratégia é manter as “Bancas” como movimentação mínima do “Espaço do Produtor Rural”. Desta forma o Espaço não será desativado e o funcionamento com maior movimento ficará a cargo da iniciativa dos demais produtores, sempre incentivados pelo trabalho das “Bancas”.

Resultados positivos:

Pedro “do bar” e alguns de seus amigos já está oferecendo alguns produtos, como milho, mandioca, jerimum, no Mercado Público. Inclusive neste Final de Semana Santo, venderam bastante.

Há grande procura por produtos como frutas da época, milho verde, feijão verde, mandioca, jerimum, melancia. Procura maior que a oferta é indicação de que o Espaço do Produtor, no Mercado Público, tem futuro, principalmente se for voltado para o Turismo.

Como funciona as “Bancas da Consignação”? Vende produtos produzidos em meu plantio e produtos em consignação (de qualquer produtor que deixar seus produtos na banca, já embalados e com preço pré- definido, se vender recebe o valor à vista com desconto de dez por cento, se não vender recebe o produto de volta).

Nenhum comentário: