sexta-feira, 15 de abril de 2011

Em Portalegre-Rn tem rádio comunitária?

 A rádio de Portalegre, 104,9, é comunitária, servindo aos interesses comuns a toda comunidade? Ou é "comum unitária" servindo para divulgar os interesses de apenas um único grupo seleto? Ou é uma instituição privada?
Quem manda em uma rádio comunitária?
Quais são os procedimentos para que os cidadãos possam se expressar em uma rádio comunitária?
O que diz a lei que regulamenta as rádios comunitárias?
As rádios comunitárias possuem um único dono?
A quem compete fazer as averiguações e informar corretamente à comunidade, respondendo essas perguntas de forma oficial?
Faço esses questionamentos motivados pelo conteúdo dos escritos abaixo:

 SOLICITAÇÃO


Ao Diretor da Rádio Comunitária de Portalegre, FM 104,9
João Paulo Viana,
Ao Presidente da Associação Ana Nunes do Rêgo

Eu ANTONIO PEREIRA SOBRINHO, Considerando que a rádio é comunitária e que sempre a respeitei e divulguei,
Considerando que os microfones desta rádio sempre estiverem abertos a mim para divulgar os projetos de utilidade pública,
Considerando que sou responsável pelo blog (http://www.fanáticosporportalgre/) o qual foi citado de forma equivocada no caso “do ônibus que transportava os universitários”, de Portalegre, fazendo com que algumas pessoas revoltadas com a perda desse transporte, fizessem abordagens agressivas a mim e pejorativas ao blog;
Considerando que no dia 13 de abril, no programa 104 Comunidade, apresentado por Edielson Soares, os alunos, entre outros interessados, foram à rádio para reclamar da perda do transporte, e prestar esclarecimentos,
Considerando que meu nome foi citado por um estudante ao ler a Portaria do MP (  N° 016/2011 – PJPORT )
Considerando que não explicaram que meu nome apareceu na portaria porque foi citado em um blog, dando a entender que seria um dos prováveis responsáveis pelas supostas denuncias, trazendo a mim e a meu blog responsabilidade indevida,
Considerando que fui imediatamente à rádio solicitar humildemente ao responsável pelo programa um minuto para esclarecer o equívoco do uso de meu nome e o pedido foi negado inexplicavelmente, aos gritos, inclusive com  desrespeito (conforme filmagem),
Considerando que fui "nominado" por Edielson Soares, como “ZÉ NINGUÉM”, durante o intervalo do seu programa 104 Comunidade, conforme gravação de vídeo e áudio, da qual disponho (nesse vídeo ele grita que não sabe meu nome),
Venho solicitar, que hoje no programa 104 comunidade me seja dado um minuto para que eu leia um texto explicativo, revisado, inclusive, pelo diretor da rádio, sem cunho provocativo e que esclarece o equívoco do uso de meu nome no caso.
Contando com senso de justiça e interesse da verdade, agradeço antecipadamente e aguardo imediata resposta ao pleito,

Atenciosamente,

Portalegre, 14 de abril de 2011.

O diretor da rádio, João Paulo Viana, recebeu a solicitação, entregou ao responsável pelo programa, este se trancou dentro dos estúdios e se recusou a atender a solicitação.
O diretor ligou para José Augusto (não sei qual é sua função na rádio), este disse que faria uma avaliação da solicitação e após esse procedimento autorizaria ou não. Até agora não obtive resposta.
Obs. A solicitação foi entregue contendo alguns erros de redação (por motivo de urgência), corrigidos posteriormente sem mudar na prática o conteúdo. Tenho cópia da solicitação original assinada pelo diretor da Rádio.

3 comentários:

caio rerisson disse...

Se seu nome foi citado no inquérito do MP não é de forma equivocada... apenas falaram o que está presente no inquérito, neste caso não fizeram nada de errado, creio que mais uma vez você está criando uma notícia sensacionalista com um caso pequeno.

Caio Rerisson

Redação Sertão Mix disse...

Já conseguiram prejudicar os estudantes, será que agora vão tentar fechar a nossa rádio comunitária?
Façam mil favor, todos já sabem quais são as intenções de alguns que se mascaram por traz de certas pessoas.
Acho que está na hora de dar um basta nessa politicagem mascarada que não traz nada de bom para Portalegre.
Cheeeeeega!!!
Divulgue o comentário por favor!

Antonio Pereira SOBRINHO disse...

Claro que eu publico seu comentário. Não jogo o jogo sujo de impedir que só minha opinião circule pela rede ou pela rádio.
Você está equivocado meu amigo, em querer voltar uma polêmica que não levou a nada. Não creio que os estudantes foram prejudicados. Pelo contrário, os estudantes foram alertados que tem direitos legais e que não devem mais ficar a mercer de favores pessoais. Os estudantes agora não pedem mais o transporte. Agora eles exigem. Devemos ajudá-los nessa luta. Todos juntos vamos conseguir um transporte definitivo, de qualidade e legalizado para os estudantes e estes não ficarão devendo favor para ninguém pois é um direito deles. Procurar culpdos pela denucia não é denfender a ilegalidade? Estar ilegal nem sempe é imoral, mas defender a ilegalidade, isso com certeza é imoral.
E quanto a rádio meu amigo, da forma como você fala, provavelmente "fizeram sua cabeça".Estão tentando usar indevidamente os microfones da rádio, indevidamente, para fazer o mesmo com a população. Você não deveria se preocupar, se o comportamento dos dirigentes da rádio está sendo legal, não há problemas. Ou você vai ser imoral e defender a ilegalidade?