sábado, 30 de abril de 2011

VIDA RURAL EM PORTALEGRE/RN - Dificuldades

Os moradores da zona rural de Portalegre todo ano passam por um dilema, rezam para chover bastante, no período do inverno, pois disso depende uma vida menos sofrida. No entanto, quando chove a população sofre com o estado das estradas, buracos, lama e mato invadem as estradas tornando o trânsito rural numa verdadeira aventura, causando sofrimento.

Uma das soluções é não trocar o voto por favores pessoais e exigir dos próximos candidatos planos e estudos de medidas baratas, eficientes, e mais definitivas para manter a qualidade das estradas rurais, durante todo o ano.

Temos os exemplos das ladeiras que foram “calçadas”, e por anos não necessitaram de reparos, trazendo conforto e economia.

Precisamos de um Secretário de Agricultura, que faça um levantamento das maiores dificuldades das estradas, que mobilize a população, que vá atrás de recursos, que elabore projetos, que faça avaliação dos resultados de cada ação (verificando quais ações devem ser intensificadas, quais descartadas), para que se consiga fazer os reparos nas estradas rurais de forma mais barata possível, com qualidade e com sustentabilidade.

Reparos aleatórios e sem planejamento estratégico, são " tapa o sol com a peneira”, não resolve o problema. Medidas improvisadas e aleatórias parecem ser mais baratas, mas se fizermos os cálculos em longo prazo são muito mais caras, se gasta menos sempre e não se resolve o problema nunca.

As medidas mais definitivas e bem planejadas são mais caras e difíceis de por em prática, mas resolve o problema. Em longo prazo sai mais barato, pois se economiza por anos com manutenção.

Nenhum comentário: